“Novo – expressão de moda” surge a partir da reflexão de 3 jovens estilistas sobre a relação entre moda, arte, mercado e Brasil. Há mais de dois séculos arte e moda tomaram caminhos divergentes, e há quase tanto tempo buscam criar e recriar um diálogo, influenciando-se mutuamente. Nas últimas décadas, a moda ocupou museus e, nos últimos anos, grandes marcas buscaram a colaboração de artistas para coleções, festas e vitrines, no frenético clima de celebração que marcou a era anterior à explosão da bolha financeira. Do lado das artes, estilistas foram convidados a assinar curadorias e a criar obras, legitimando um novo status. De artista? Moda e arte têm objetivos e sistemas de produção diferentes, mas há entre essas disciplinas um inegável fluxo de trocas – de informações e aspirações. É possível que, ao se intensificarem e, em alguns casos, seguirem livres das regras do mercado, criem finalmente o que sugerem os debates, a exposição e o próprio título desta mostra: o “Novo – expressão da moda”.
HELIO HARA é formado em jornalismo, sócio-editor do fotógrafo Bob Wolfenson na revista s/n°. Foi correspondente do jornal “O Globo” em Paris, colaborador de revistas como “V”, “Numéro” e Courrier International”. É consultor e desenvolve conteúdos de comunicação e marketing.
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